Ensaios em tubos
Esse sistema não teve vida longa, devido a uma explosão que provocou a morte de um policial que o manejava.
Pouco depois, na Alemanha, foram construídas torres onde policiais ficavam sentados no meio de cruzamento, durante o dia inteiro trocando-se as luzes.
Desde 1912 nos Estados Unidos, invenções sucessivas ganharam notoriedade, onde foram criados os princípios utilizados até hoje.
Objetivos
Os semáforos são dispositivos utilizados com o objetivo de ordenar o tráfego. Quando implantados de forma indevida criam situações propícias a acidentes. Assim sendo, é necessário verificar primeiro se o semáforo é realmente necessário para aquele local.
Critérios de implantação A instalação de um semáforo acarreta impactos consideráveis, que podem ser tanto positivos quanto negativos, para tanto existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para decidirmos se a instalação é viável ou não dentro do ponto de vista da engenharia de trânsito.
Os itens seguintes indicam os principais pontos a serem observados para essa instalação:
* Fluxo horário de veículos em período de 12 horas;
* Contagem e classificação de veículos durante os horários de pico;
* Fluxo de pedestres nos mesmos horários considerados acima;
* Realização de pesquisas a avaliar os usuários que serão atendidos pelo semáforo para que seja dimensionado dentro da realidade das pessoas que pretendem utilizar a travessia;
* Diagramas de colisão mostrando horários, tipos de veículos, localização exata, gravidade e condições meteorológicas no período de um ano.
* Croquis do espaço físico, geometria da interseção, canalizações, rampas, restrições de visibilidade, paradas de ônibus, condições de estacionamento, sinalização horizontal, iluminação pública, ruas particulares, passagens em nível de linhas férreas e distâncias de outros