Ensaios dureza, flexão e tração
A realização dos ensaios mecânicos dureza, flexão e tração são extremamente importantes na formação profissional de um engenheiro, especialmente na área de Materiais e Manufatura. Estes nos permitem caracterizar as propriedades físico-mecânicas além da mudança de comportamento em diferentes tipos de ambientes apresentadas por um dado material.
O contato com esse tipo de ferramenta experimental contribui com a familiarização de um graduando em engenharia com sua área de atuação profissional. Além disso, é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos obtidos em aula, podendo assim visualizar com maior clareza as etapas do procedimento experimental.
Objetivos
Ao se realizar a referida prática no Laboratório de Ensaios Mecânicos objetivou-se efetuar os ensaios de dureza, flexão e tração utilizando-se diferentes métodos afim de relacioná-los enquanto aprendemos as técnicas envolvidas em sua aplicação. Para tal procura-se caracterizar algumas propriedades mecânicas dos corpos ensaiados.
Introdução Teórica
-Ensaio de Dureza Brinell: O método Brinell é um método de medição da dureza, utilizado principalmente nos materiais metálicos. Este método foi proposto em 1900, pelo engenheiro sueco Johan August Brinell. É o primeiro ensaio de dureza normatizado e amplamente utilizado na engenharia e metalurgia.
O teste típico consiste em um penetrador de formato esférico com 10 mm de diâmetro, feito de aço de elevada dureza ou de carbeto de tungstênio.
A carga aplicada varia entre 500 e 3000 kgf e, durante o teste, a carga é mantida constante por um período entre 10 e 30 segundos.
O número Brinell de dureza (HB) é função da carga aplicada e do diâmetro da impressão resultante e pode ser obtido através da seguinte relação:
Onde “P” é o valor da carga aplicada (em kgf), “D” é o diâmetro do penetrador e “d” é o diâmetro da impressão resultante, ambos em milímetros.
Figura1
Uma das grandes desvantagens do ensaio Brinell é o tamanho do