Ensaio - vídeo microorganismos (lo que no vemos)
Os microrganismos são seres vivos capazes de existir como células únicas em agrupamentos em que cada célula é um individuo. Eles existem por todo lado, e em grande quantidade, mas não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio.
Essa é uma matéria relativamente recente. Pois para falar sobre esse assunto teve que quebrar toda uma cultura, em que só acreditavam na intervenção divina, se alguém passava mal ou morria era porque havia feito algo de errado, isso era visto como um castigo, não consideravam a hipótese de que existia seres invisíveis a olho nu causadores dos males. Mas com o início dos estudos dos microrganismos, ficou claro que eles eram responsáveis por diversas doenças e infecções. No entanto, nem todos os microrganismos são maléficos, existindo até mesmo aqueles que são benéficos à saúde humana, como é o caso das bactérias da flora intestinal, eles também promovem a reciclagem da matéria na natureza, transformados compostos complexos em outros mais simples.
Sob o nome de microrganismo podem estar reunidos organismos pertencentes aos mais diversos grupos, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos unicelulares e protistas. São seres superiores pela sua anatomia se comparada com a anatomia animal e a vegetal. Eles têm varias formas de obtenção de energia, se reproduzem rapidamente em condições favoráveis e podem ser destruídos com o calor, como mostrou Pasteur em sua experiência para confirmar a Teoria da Biogênese, que defendia a não existência de geração espontânea. Dentre outras características.