Ensaio tracção
Objectivo do Trabalho 2
Introdução Teórica 3
Ensaio de Tracção 3
Gráfico Tensão – Extensão 5
Trabalho Prático 8
Material utilizado: 8
Características da máquina 9
Procedimentos 10
Cálculos e apresentação dos resultados 13
Determinação das Propriedades Mecânicas: 16
Conclusão do ensaio de tracção 21
Bibliografia 22
Objectivo do Trabalho
Com a realização deste traballho prático, pretende-se, através de um ensaio de tracção num provete normalizado de um aço fornecido pelo docente, determinar as propriedades mecânicas do material.
Introdução Teórica
Ensaio de Tracção
O ensaio de tracção é um ensaio com o qual vamos determinar as propriedades mecânicas e características de um material, mais concretamente a sua resistência à tracção. É um processo muito usual, pois é de fácil execução e de fácil leitura dos resultados obtidos. devido a não ser possível realizar o ensaio de tracção na própria peça, utilizam-se amostras do próprio material com forma e dimensões normalizadas, chamadas de provetes. Normas essas que são estabelecidas por instituições especializadas de normalização, em vários países ou conjunto de países (p.e.: DIN – Alemanha; BS – Inglaterra; NP – Portugal; EN – União Europeia; etc.). O ensaio consiste na fixação do provete pelas suas extremidades, e na aplicação de uma força de tracção através de uma máquina apropriada para o efeito, promovendo uma deformação até à rotura do material, na direcção do esforço.
Para haver uma total credibilidade nos resultados finais obtidos, deve haver um óptimo alinhamento das cabeças de amarração, pois não havendo axialidade da carga cria-se uma componente de flexão que conduz a resultados errados. Existem vários tipos de cabeças de amarração, podendo estas ser roscadas, com ressaltos, em cunha ou com flanges.
Figura 1: Principais tipos de cabeças de amarração
Através do ensaio de tracção são tirados os valores da carga aplicada e do deslocamento que o provete