Ensaio teste de chama
O teste de chama é um método de identificação de íons metálicos através da elevação da temperatura, com o objetivo de relacionar o experimento ao modelo atômico de Bohr é possível identificar o cátion através do espectro de emissão.
Niels Bohr estabeleceu o modelo atômico que é utilizado até os dias de hoje ele afirma que o núcleo dos átomos é composto de prótons e os elétrons giram em sua órbita, quando eles estão em suas órbitas originais conhecidas como orbitas estacionárias eles não emitirão energia seguindo a teoria de Planck em que as energias não são enviadas de forma contínua, mas sim em pacotes que são denominados quantum, e esses pacotes quando enviados a um átomo fazem os elétrons saltarem de camada ficando em um estado excitado, como a tendência é retornar seu estado fundamental ele libera a energia em forma de luz e retorna para sua camada de origem. O teste de chama é um método de identificação de íons metálicos, com a elevação da temperatura dos sais excitam os cátions, com isso este saltará de camada e ao retornar ao seu estado fundamental liberará a energia em forma de luz causando assim uma mudança na coloração da chama.
Modelo atômico de Bohr
Separado em 06 vidros numerados, de acordo com a tabela 01, separar com uma espátula os sais indicados, adicionar gotas de etanol no sal e acender um fósforo, após isso observa a coloração da chama.
Conforme o roteiro de pratica podemos identificar através da coloração da chama quais são os cátions e os ânions que são formados ao acender a chama. Ao se acender uma chama no sal, esta fornecendo energia e conforme a teoria atômica de Bohr o elétron excitado tende a retornar ao seu estado fundamental ,logo, ele “saltará” de camada ,pois os elétrons só