TESTE DE CHAMAS
“POSTULADOS DE BOHR”
Índice
Introdução do ensaio
Preparação para o ensaio
Missão
Ensaio
Conclusão
Introdução do ensaio
Um teste de chamas, por sua vez é um ensaio relativamente fácil de ser realizado em um laboratório. É a analise da presença de um certo elemento em uma solução. Com o uso de um fio metálico e uma chama (gás) é possível com alguma sorte e técnica, obter uma cor que indica a presença de um determinado elemento em uma solução.
Preparação para o ensaio
É necessário para se realizar um teste de chamas: - Uma haste de fio metálico; - Uma válvula de liberação de gás; - Ácido clorídrico (HCI) - Um Becker; - Um filtro azul (vidro de cobalto); - Sais.
Missão
Descobrir com a ajuda do calor de uma chama qual a solução que está relacionada com seu respectivo frasco através da cor que se dá com a solução aquecida. OBS: são cinco frascos, cada um com uma solução diferente.
Ensaio
Primeiro devemos aquecer o fio metálico com a chama e varias vezes submergindo-o no ácido clorídrico e novamente aquecendo-o para que seja removido qualquer resíduo que possa atrapalhar o desenvolvimento do ensaio.
Em seguida devemos introduzir o fio metálico nos frascos com os sais (cada um por vez), e com a ajuda da chama descobrir qual é a solução testada através da cor da chama.
OBS: devemos relacionar a numeração do frasco com a cor da chama e descrever a solução encontrada.
1º teste – Na solução do frasco 1, foi liberada a cor vermelho tijolo; que está relacionada com o cálcio (Ca).
2º teste) Na solução do frasco 2, foi liberada a cor vermelho carmim, que está relacionada com o estrôncio (Sr).
3º teste) Na solução do frasco 3, foi liberada a cor amarelo alaranjado, que está relacionada com o sódio (Na)
4º teste) Na solução do frasco