Ensaio SPT
Os processos acelerados de urbanização e o crescimento significativo da frota de veículos em circulação, nas últimas três décadas, têm produzido profundas mudanças na estrutura das cidades brasileiras, gerando custos econômicos decorrentes de acidentes e problemas ambientais, causados por altas velocidades e excessivos volumes de tráfego. Este cenário tem gerado preocupação, especialmente quando se trata de áreas mais sensíveis.
O transporte rodoviário utiliza como principais meios de obtenção de energia as fontes de carbono – madeira, lenha e biomassa (álcool, biogás e biodiesel), esforço humano e animal; o ferroviário utiliza também as fontes de carbono e a eletricidade; já os meios hidroviários e aéreos consomem apenas fontes de carbono.
2 OBJETIVO
Conhecer melhor outros efeitos dos transportes e assim poder levar esse conhecimento a outras pessoas. Mostrar os principais efeitos causados por este meio que não pode ter seu desenvolvimento afetado.
Mostrar um pouco sobre os efeitos sociológicos, culturais, políticos e ambientais.
3 EFEITOS DO TRANSPORTE
3.1 SOCIOLÓGICO
Existe um desenvolvimento das populações ao longo das vias de transporte. Mostra se como o efeito dos transportes contribui para civilizações antigas e de desenvolvimento do povoamento. Sendo que no dia de hoje promovem o desenvolvimento nas regiões que eram pouco povoadas.
Hoje em dia a vida na periferia está cada vez maior por causa da facilidade do transporte rápido. Devido o grande congestionamento as indústrias e comércios estão migrando para áreas suburbanas com o fim de evitar o congestionamento dos antigos centros.
Cada dia que passa fica mais fácil estar em lugares mais distantes em pouco prazo de duração, tendo uma ida e volta rápida. Nenhuma localidade deve ser isolada das comodidades, o transporte hoje traz tudo até a porta. Entrando um pouco nos impactos socioeconômicos podemos citar os efeitos positivos em saúde do transporte urbano sobre trilhos, sendo que a