Ensaio spt
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: Fundações e Obras de Terra II
PROFESSORA: Aline Cristina Souza dos Santos
ACADÊMICOS: Andressa Roos (andressa18roos@hotmail.com) Fellipe Ferreira Barbosa (Fellipe __Barbosa@Hotmail.com) Jessica Dalcol Dantas (JessicaDalcol@hotmail.com) Rafael Junior Bedendo (Rafael_magali@hotmail.com)
ENSAIO SPT-T
1 HISTÓRICO
Segundo Décourt (1998) a sugestão de se medir o torque após a execução do Standard Penetration Test (SPT) foi feita por Ranzini (1988). O mesmo autor afirma ainda que a introdução desse ensaio na rotina dos serviços de sondagem assim como o estabelecimento das regras básicas para sua interpretação é obra de Décourt e Queresma Filho (1991, 1994).
2 EQUIPAMENTOS
Para este ensaio são necessários todos os equipamentos utilizados no ensaio SPT, com adição de alguns acessórios para medida de torque através do equipamento conhecido como torquímetro.
O torquímetro é uma ferramenta, também conhecida por chave dinamométrica, usada para ajustar precisamente o torque de um parafuso em uma porca. Normalmente tem a forma de alavanca com um tipo de dispositivo dinamométrico que possibilita medir a força de torque (força rotacional) que permita o máximo de aperto sem o risco de danificar o material. Ao se aplicar a força necessária na alavanca, o dispositivo desarma o soquete ou emite algum tipo de aviso ao operador. Isso impede por um lado que se deixe a peça solta e por outro que o aperto excessivo danifique a rosca. (Em: . Acesso em: 25 de Fevereiro de 2012.)
Existem vários tipos de dispositivos de medição de torque, desde modelos exclusivamente mecânicos até modernos aparelhos com display eletrônico e ótimo desempenho. Como toda ferramenta de precisão, deve ser calibrada periodicamente.
3 CARACTERIZAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS DO ENSAIO
O SPT é a