Ensaio sobre o filme michel moore
Este ensaio irá falar sobre os sistemas de saúde em diversos países e como eles podem ser semelhantes ou divergir assustadoramente uns dos outros.
Os sistemas de saúde no mundo atual possuem muitas semelhanças nos quesitos de: Criação de políticas sociais que se tornam a cada dia mais inclusivas, pelas contradições geradas pela transformação de doenças em mercadorias que acabam gerando muito valor, e pela disseminação da tecnologia.
Em contrapartida esses sistemas podem possuir muitas diferenças quando o assunto é o acesso das populações a esses serviços. Levando em consideração tanto a forma de organização do serviço bem como o seu desempenho que pode ter qualidade ou não. Essas diferenças existem devido a heranças que estão relacionadas com fatores históricos, econômicos, culturais, políticos e sociais de cada sociedade, neste caso de cada país.
Esses sistemas de saúde são criados e mantidos pelas políticas sociais que por sua vez são definidas por um Estado, que é onde o exercício político em sua maior amplitude ocorre e que tem como objetivo, por deter de ferramentas e recursos que lhe conferem tal poder, manter a justiça social garantindo á população o acesso a esses serviços. Segundo a Constituição brasileira de 1988 “A saúde é direito de todos e um dever do Estado.” Portanto o Estado deve exercer o papel de provedor e produtor desses serviços de saúde.
Após as destruições da Segunda guerra mundial, em países europeus como: a Inglaterra e a França (exemplos vistos no filme Sicko de Michael Moore) foram implantadas políticas estatais de proteção social, que buscavam diminuir as desigualdades e ao mesmo passo manter o sistema capitalista. Essas políticas foram chamadas de Estados de bem-estar social e consistiam num modelo redistributivista onde se abaixaram salários e lucros para que esses recursos fossem destinados as