Ensaio Sobre A Cegueira
Resumo sintético da obra;
Análise literária da obra.
Resumo da obra:
“Ensaio sobre a cegueira” trata um inesperado e único contágio de cegueira que abate os residentes de uma terra não identificada na narrativa. O inicio da epidemia dá-se quando um homem cega de um momento para o outro ao volante do seu carro, enquanto esperava pela mudança da cor do sinal de trânsito. Posto isto, a cegueira inicia-se. E vagarosamente acompanhamos a sua propagação. Mas esta cegueira é especial, ao contrário da cegueira fundida na escuridão, o narrador define-a como uma “cegueira branca”. As pessoas contagiadas vislumbram apenas a completa branquidão de uma superfície aparentemente leitosa.
Ao compreenderem a gravidade da epidemia e dos problemas que esta poderia originar, decide-se enviar os novos cegos e aqueles com quem eles tiveram algum tipo de contato a um manicómio desativado, tudo isto a mando das autoridades. Mas as condições começam a falhar, tornando-se bárbaras. A pouco e pouco, toda a população acaba por cegar e ficarem subjugados, pela obscuridade. Começamos a ter a perceber que os seres pensantes deixam a racionalidade de parte, começando a agir como animais na selva, mostrando toda a luta pela sobrevivência ( lei do mais forte). Unicamente uma mulher não é contaminada pela peste. Existe apenas a sua visão num meio assombrado pela completa cegueira, moral e física, que assombra os homens, esta personagem torna-se a única testemunha da deterioração que atingiu essa sociedade inteiramente cega.
Análise Literária:
Cegueira física ou cegueira moral?
Acho que depois da leitura deste livro, esta seria a grande pergunta.
Acho que a resposta será óbvia, a cegueira encontra-se neste livro como uma metáfora. Tratando a cegueira como metáfora, no romance, Saramago explica como as pessoas se vão tornando cegas.
Quando o “primeiro cego” foi a um consultório do oftalmologista com o intuito de arranjar uma solução para o problema de visão que o