Ensaio sobre a cegueira
Por: Ana Carla Albuquerque (2010) A partir da década de sessenta começa-se a ouvir o termo Administração de Recursos Humanos, nomenclatura, esta, que vem a substitui a Administração de Pessoal e Relações Industriais (RI). A expressão Gestão de Pessoas visa substituir tanto na nomenclatura como na busca de solução para as demandas de excelência organizacional à Administração de Recursos Humanos (ARH), que, ainda é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos contemporâneos para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações, onde o setor de Gestão de Pessoas busca além da excelência organizacional procura promover a Gestão de Pessoas propriamente dita (GIL, 2007 p.17-18).
Na tabela a seguir mostra-se melhor que são as Áreas de Responsabilidade da função de pessoal pode-se verificar melhor a evolução ocorrida neste período descrito (ARAUJO, 2008, p. 61).
Tabela: Áreas de Responsabilidade da função de pessoal
Fonte: MARRAS (2000, p. 25). Administração de Recursos Humanos
Conforme citado anteriormente o termo Recursos Humanos veio para substituir a nomenclatura Administração de Pessoal e Relações Industriais. A prática de RH surgiu a partir da Teoria Geral dos Sistemas, desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwing Bertanfly.
Bertanfly defendia que algumas ciências poderiam ser aplicadas a outras, desde que seus objetivos pudessem ser atendidos como sistemas, fossem eles físicos, químicos, sociais, psicológicos etc. Com esta defesa, fez-se com que a Teoria passasse pelo âmbito da Física e da Biologia, daí para as Ciências Sociais e posteriormente para a Administração. Definir uma empresa ou qualquer outra organização como um sistema, pois ela é constituída por elementos que de alguma forma interagem entre si e funcionam como uma estrutura organizada.(GIL,2007:p.21). É visto que ARH pode ser tratado como uma forma de interação entre os funcionários e empresa. Neste contexto,