Ensaio Sobre A Arte E Suas Consequ Ncias
Introdução
O que torna um ser humano diferente dos demais seres vivos? Sua capacidade de transformar o real em abstrato (bem como o contrário), se comparada corretamente, torna a imagem desta espécie, tão recentemente inserida na natureza, próxima à dos seus próprios deuses criadores presentes nas diversas mitologias da história. Quando mesmo inconscientemente seu meio é alterado, as consequências disso podem alcançar proporções universais, ocasionando em transformações que serão perceptíveis em, até mesmo, incontáveis gerações posteriores. Pensadores expõem seus ideais e sentimentos através de meios (ora silenciosos, ora audíveis) que às vezes requerem sentidos aguçados por parte do observador fazendo-se possível vislumbrar um mundo novo e cheio de detalhes antes imperceptíveis a olhos comuns.
O objetivo deste texto é demonstrar o poder que a arte possui em formar o caráter de um cidadão comum, bem como educá-lo em relação ao seu próprio mundo, o que torna necessário identificar a mensagem e contexto histórico/social escondidos por trás de tais trabalhos artísticos (visuais, como tema deste ensaio). Para isso foi escolhido como exemplo o pintor e (timidamente) poeta Cândido Portinari por sua grande contribuição histórica, artística, social e cultural ao nosso País.
Desenvolvimento
As artes visuais possuem uma enorme capacidade de prender a atenção do observador e o faz ser transportado para dentro da imaginação do artista. Cada obra esconde um significado em particular seja ele pessoal ou até mesmo a transcrição da realidade em cores sobre uma tela.
Portinari, através de sua simplicidade de espírito e fortes sentimentos afetivos por sua terra natal e seu povo, conseguiu expor ao mundo pela primeira vez de forma artística a beleza e (por assim dizer) a nudez da realidade de seus conterrâneos.
Filho de imigrantes, Cândido Portinari nasceu em uma fazenda de café em Brodósqui (ou Brodowski). Seu interesse na pintura nasceu