ensaio sobre sobrados e mocambos
CAMPUS DE IMPERATRIZ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA – CCSST
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS-SOCIOLOGIA
MARIA EURIMAR TEIXEIRA
SOLANGE MARTINS COSTA
GILBERTO FREYRE E O PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO
IMPERATRIZ-MA
2014
MARIA EURIMAR TEIXEIRA E SOLANGE MARTINS COSTA
GILBERTO FREYRE E O PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO
Este trabalho entregue a disciplina Pensamento social Brasileiro do curso Ciências Humana da UFMA – Imperatriz como obtenção da terceira nota desta disciplina.
IMPERATRIZ-MA
2014
Ensaio do primeiro capítulo da obra Sobrados e Mucambos
Gilberto Freyre natural de Recife, filho de Alfredo Freyre, educador, juiz de direito e catedrático de Economia Política na faculdade de Direito de Recife. Gilberto nasceu no dia 15 de março de 1900, graduou-se bacharel em Artes na Baylor University em 1920, e dois anos depois, concluiu o mestrado em Ciências Sociais na Columbia University, em Nova York. Apesar de estudar fora do Brasil, Gilberto jamais deixou de se inquietar com os problemas de seu país, tanto que sua dissertação apresentada em 1922 na Columbia University teve como tema o estudo da nossa vida social no século XIX.
Gilberto Freyre com toda influência que teve, sempre pensava o Brasil a partir do Brasil, isto ele fez com a questão da miscigenação, onde alguns autores falavam que esta mistura impedia o progresso do país, já Gilberto falava que este era um ponto positivo para o progresso do país. Logo em Casa-grande e Senzala, ele diz que o hibridismo não pode mais ser visto como vergonha, tara ou patologia. Mas finalmente, como terceiro alvo, assumi com todas as letras e, sem dúvida pela primeira vez na história do pensamento social brasileiro, a contribuição civilizadora do negro.
Depois de analisar a formação da família e da sociedade brasileira, Freyre revelou em