Segurança no Trabalho Análise de Riscos
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
Jorge Lopes Padua - 2011220038
Rio de janeiro, setembro de 2012.
Avaliação de Risco:
A avaliação de riscos constitui a base da abordagem, para prevenir, situações indesejáveis e causadores de danos à saúde profissional, meio ambiente e sistemas econômicos.
Se não se tem conhecimento dos riscos embutidos em determinada situação a probabilidade de acontecer cresce, mais quando se tem conhecimento ele é reduzido.
Perigo é a propriedade ou capacidade intrínseca dos materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho, potencialmente causadora de danos. O perigo esta presente também em não se atenta para as situações de risco, um exemplo simples, que define bem a diferença entre risco e perigo.
Uma pessoa ao atravessar uma rua, tem as seguintes condições;
- atravessar a rua fora da faixa de pedestre
- atravessar a rua na faixa de pedestre
- atravessar a rua na faixa de pedestre com sinal.
O risco nesse caso é atravessar a rua
O perigo aumenta consideravelmente ao atravessar a rua fora da faixa de pedestre
O perigo diminui consideravelmente quando aumenta o nível de segurança da faixa de pedestre (faixa de pedestre com ou sem sinal).
Tipos de Risco
Riscos ergonômicos, físicos, químicos, biológicos, ambientais e econômicos.
RISCOS FÍSICOS
São aqueles gerados por máquinas e condições físicas características do local de trabalho, que podem causar danos à saúde do trabalhador.
RISCOS QUÍMICOS
São aqueles representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida, sólida e gasosa, e quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos à