Ensaio - filme “e a vida continua e texto raciocínio lógico
CAMPUS BAIXADA SANTISTA
Módulo: Saúde como processo: Contexto, concepções e práticas II
Ensaio sobre filme “E a vida continua” e texto “Raciocínio lógico epidemiológico - URFJ”
A concepção epidemiológica que se pode observar no filme “E a vida continua” tem muita influência das questões observadas no texto “Raciocínio lógico epidemiológico” feito por John Snow. A começar pela identificação de um grupo que, em principio, é o afetado – famílias pobres (Cólera) e homossexuais (Câncer Gay) – ambos os grupos são marginalizados pela sociedade. Nota-se, nos EUA, que três regiões onde os homossexuais são atingidos (Los Angeles, São Francisco e Nova Iork) a epidemia tem rápida expansão, os casos praticamente dobram entre semanas.
Então, esses grupos passam por investigação do CCD (Centro de Controle de Doenças), sitiado em Atlanta. A equipe de trabalho é multiprofissional, na tentativa de maiores avanços na descoberta das reais causas da doença. Algumas pessoas com certa representatividade política em São Francisco procuram ajudar nas investigações; os locais mais freqüentados pelos homossexuais, as casas de banho, passam a ser consideradas locais de risco o que causa desconforto tanto nos donos quanto na comunidade gay.
Ao mesmo tempo, casos do “Câncer Gay” aparecem na França. Nesse ponto do filme podemos fazer outra ligação com o texto: Snow acreditava que transmissão da cólera ocorria entre pessoas que conviviam de alguma forma, e alerta para a questão da transmissão começar pelos portos.
A partir da investigação nas casas de banho com os frequentadores que apresentaram a doença, chega-se a um cliente da sauna que teria se relacionado sexualmente com muitos deles, um comissário de bordo (paciente zero) e descobrem a ligação dele com as outras áreas afetadas (através dos aeroportos). Nessa parte tanto do texto quanto do filme pode-se notar a existência das hipóteses dos