Ensaio de tração
Ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova específico até a ruptura. Mede-se a variação no comprimento ( ) como função da carga aplicada ( ), e após o tratamento adequado dos resultados obtém-se uma curva tensão ( ) versus a deformação ( ) do corpo de prova. Trata-se de ensaios amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicas, devido à vantagem de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais. Dentre os principais destacam-se: limite-se de resistência à tração ( ), limite de escoamento ( ), módulo de elasticidade ( ), módulo de resiliência ( ), módulo de tenacidade ( ), coeficiente de encruamento ( ), coeficiente de resistência ( ) e parâmetro relativos à ductilidade (estricção – e alongamento - ). Os resultados fornecidos pelo ensaio de tração são fortemente influenciados pela temperatura, velocidade de deformação, anisotropia de material, tamanho de grão, porcentagem de impureza e as condições ambientais. O corpo de prova de um ensaio de tração pode ser observado na figura 1.
Figura 1- Corpo de prova do ensaio de tração : Carga aplicada : Comprimento inicial : Área inicial : Comprimento durante o ensaio
Metodologia:
No ensaio de tração utilizou-se uma máquina hidráulica (figura 2).A máquina possui um conjunto que possibilita a aplicação de uma carga variável e de mecanismos para afixar o corpo de prova. Um extensômetro é empregado para medir os valores instantâneos de alongamento da peça. Com isso obteve-se o gráfico da tensão versus a deformação.
Figura 2-Máquina hidráulica usada no ensaio de tração
Resultados:
Gráfico 1-Tensão versus deformação, para o aço 1020
Observando o gráfico acima pode afirmar que se trata de um