Ensaio de tração
O ensaio de tração consiste na aplicação de cargas de tração uniaxial crescente em um corpo de prova, preparado segundo normas técnicas (NBR – 6152), fixado pelas extremidades. Com a aplicação crescente de carga o corpo de prova sofre deformação elástica, plástica e por ultimo ocorre a ruptura.
O ensaio de tração é importante porque a partir dele é possível conhecer varias informações a respeito do material trabalhado, como por exemplo, o módulo de elasticidade, o limite de escoamento, o limite de resistência à tração, o módulo de resiliência e o módulo de tenacidade. As cargas exercidas sobre o corpo de prova e a deformação sofrida por ele são medidos na própria máquina de ensaio. Durante o ensaio a máquina envia dados para o computador que traça o gráfico de força e deformação.
Objetivo
Este relatório tem como objetivo descrever o processo de ensaio de tração realizado em dois corpos de prova cilíndricos de aço 1020, no dia 27/09/2011 nas dependências do bloco de engenharia mecânica da UFMT campos de Rondonópolis.
3 – Metodologia
3.1. Equipamentos e acessórios utilizados
Para determinar as dimensões do corpo de prova antes e depois do ensaio foi utilizado um paquímetro da marca VONDER. Para a realização do ensaio de tração dos dois corpos de prova utilizou-se a maquina de ensaios da marca EMIC (eletromecânica), modelo DL-60000 e capacidade máxima 600 Kn realiza a medição da força através de células de carga e de um software que as indica através de display no monitor de vídeo. Possui garras de acionamento pneumático, com velocidade de ensaio regulável. Para analise de dados e elaboração de gráficos foi utilizado o software Microcal Origin 6.0.
3.2. Corpos de Prova
Os dois corpos de prova utilizados no ensaio de tração foram confeccionados por uma liga de aço 1020 e continham as seguintes dimensões: Corpo de prova (CP) 1: * Comprimento útil: 63,9 mm * Comprimento total: * Diâmetro útil: 11,2 mm *