Ensaio de Tração
Ciência e Tecnologia dos Materiais
Pratica II - 2/2014
(Ensaio de Tração)
Ana Carolina Lacerda Damasceno - RA: 11311378
Sabrina Moreira de Barros - RA: 11421557
Gabriela Lorrani De Oliveira Marques - RA: 11320874
Vitor Gomes Cardoso Soares - RA: 11221515
Stefan Santos Dias - RA: 11320666 Paulo Henrique Wilke - RA: 11412242
Belo Horizonte , 2º semestre de 2014.
1. Fundamentação Teórica:
Em um ensaio de tração, um corpo de prova é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até a ruptura. Este ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este por sua vez é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material. O corpo de prova é constituído de cabeças e parte útil, as cabeças são partes utilizadas para fixar o corpo de prova, e a parte útil é a seção reduzida do corpo onde acontece a ruptura.
Realizamos o experimento no laboratório de Ciência e Tecnologia dos Matérias, o corpo de prova utilizado foi Barra de Aço SAE 1020. A foto a seguir foi no início do experimento
Foto 01
A foto a seguir foi após o rompimento do corpo de prova:
Foto 02
No ensaio de tração, o registro da curva tensão/ deformação é feito através de medições simultâneas da força F aplicada e da variação do comprimento sofrido pelo corpo de prova durante a realização do ensaio.
Figura 01
Através do gráfico podemos extraí as seguintes informações:
a. Deformação Elástica
b. Módulo de Elasticidade
c. Deformação Plástica
d.