Ensaio de tração
Tensão (σ sigma): É a intensidade da força interna que atua sobre a área analizada.
Portando calcula-se a tensão aplicada através da equação:
Corpo de prova: É uma amostra do material, geralmente com forma cilíndrica e com dimensões específicas, definidas de acordo com a norma utilizada para o ensaio (ISO, ABNT, DIN...) para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos.
Figura 01 – representação esquemática de um corpo de prova astes de ser submetido ao ensaio de tração.
Deformação (ξ épson): É a variação do comprimento do material devido a força nele aplicada. Esta variação é proporcional ao módulo de elasticidade de cada material, normalmente expressa em mm/mm (ou seja é um adimensional).
Módulo de elasticidade (E ): É a máxima tensão que o material pode suportar sem sofrer deformações plásticas, é constante e próprio de cada material, normalmente expresso em GPa ou Kgf/mm2
A relação entre a tensão e a deformação e dada pela equação: σ = E. ξ
Figura 02 – Esquema de uma máquina de ensaio de tração:
Procedimento do ensaio: O corpo de prova é fixado na máquina por suas extremidades através de garras de fixação. A máquina é projetada para alongar o corpo de prova a uma taxa constante através da aplicação de esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. O corpo de prova sujeito a essa força sofre deformações, variação de suas dimensões. Os esforços ou cargas (Forças), são mensurados (medidos) na própria máquina assim como a deformação do material. O ensaio ocorre até a ruptura do material.
Resultados: Em um