Ensaio de Tração
INSTITUTO DE TECNOLOGIA – ITEC
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL – FEC
DISCIPLINA: ENSAIOS DE ESTRUTURAS E MATERIAIS
PROFESSOR: LUIS VELOSO
1º RELATÓRIO DE ENSAIOS DE ESTRUTURAS E MATERIAIS
Belém - PA
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
INSTITUTO DE TECNOLOGIA – ITEC
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL – FEC
DISCIPLINA: ENSAIOS DE ESTRUTURAS E MATERIAIS
PROFESSOR: LUIS VELOSO
Lucas Manuel Campos Costa – 12019001401
Renato Henrique Carneiro Vaz – 12019038401
Belém - PA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
3. METODOLOGIA 3.1. MATERIAIS 3.2. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 3.3. EQUAÇÕES UTILIZADAS
4. RESULTADOS
5. CONCLUSÕES
1. INTRODUÇÃO
Consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material
A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estrição ou da diminuição da seção do provete, no caso de matérias com certa ductilidade. A ruptura sempre se dá na região mais estreita do material, a menos que um defeito interno no material, fora dessa região, promova a ruptura do mesmo, o que raramente acontece.
A precisão de um ensaio de tração depende, evidentemente, da