Ensaio de tração
Ensaio de Tração
Professor: Ênio Pontes de Deus
Disciplina: Ciências Dos Materiais
Aluno: Nicole Arnaud de Aguiar
Matrícula: 0323175
Índice
Objetivos................................................1
Materiais.................................................1
Introdução Teórica..................................2 à 7
Procedimento Experimental....................8 ..
Bibliografia............................................. 9
Objetivos
O objetivo dessa aula prática seria mostrar experimentalmente para os alunos o que será abordado em classe, ou seja, mostrar um exemplo de processo de deformação, por meio de tração. No caso em particular, utilizou-se o Aço GG50 da Gerdau.
Materiais:
Aço Gerdau GG50
Máquina de ensaio de tração
Célula de carga
Introdução teórica
O comportamento mecânico de um material reflete a sua resposta ou deformação a uma carga ou força aplicada. Algumas propriedades mecânicas importantes são dureza, resistência, ductilidade e a rigidez.
O ensaio de tração pode ser usado para averiguar diversas propriedades mecânicas dos materiais que são importantes para projetos.
Em um ensaio de tração, um corpo de prova é submetido a um esforço que tende a esticá-lo até à ruptura. O corpo de prova é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. As cargas são mensuradas na própria máquina até a ruptura do material.
Os alongamentos resultantes podem ser medidos usando um extensômetro.
O resultado do ensaio de tração é registrado na forma da força ou da carga em função da deformação. Como mostrado no gráfico abaixo.
A relação entre carga-deformação é dependente do corpo de prova. Ex: Será necessário duas vezes mais carga pra produzir um mesmo alongamento se a área do corpo de prova for dobrada.
Tensão de engenharia e deformação de engenharia (adimensional) são cálculos feitos pra