Ensaio de transformadores
Executar a simulação de um ensaio de curto circuito e um ensaio a vazio de um transformador de 75KVA, utilizando MATLAB ou PSIM, conforme parâmetros abaixo.
Com o enrolamento de tensão mais baixa do transformador em aberto, alimente o transformador com tensão nominal. Utilizando voltímetro, amperímetro e wattímetro, nas escalas corretas, efetue a medição da tensão, da corrente e da potência entregue ao primário do transformador.
Com um curto entre os terminais do secundário. Alimente o transformador através de um variac (transformador variável) ou uma fonte variável de tensão alternada. Utilizando novamente um voltímetro, um amperímetro e um wattímetro no primário para medir tensão, corrente e potência, aumente cuidadosamente a tensão no primário até que o amperímetro indique a corrente nominal do transformador sob teste.
Calcule o circuito equivalente do transformador sob teste e compare com os parâmetros do transformador do modelo simulado.
O ensaio de circuito aberto é visto pela figura 1.
Figura 1. Circuito equivalente do transformador, para o ensaio de circuito aberto, com a impedância do secundário refletidas para o primário.
Circuito Aberto
Vca=14400V
Ica= 0,22/√2=0,155A
Pm= Pca=1500W
Isecundário=0A
Inserindo os valores lidos no wattímetro na equação 1, encontramos o módulo da impedância de magnetização, visto que para o ensaio de circuito aberto a Req e o Xeq da figura 1 são zero.
|Zm|= Vca/Ica
|Zm|= Vca/Ica=14400/0,155=92903Ω (1)
Logo, Zm = 92903Ω
Pela equação 2 obtemos a resistência de magnetização.
Rm= 〖(Vca)〗^2/Pca
Rm= Vca^2/Pca=〖14400〗^2/1500=138240Ω (2)