Ensaio de transformadores
N E A S O IV D R T F M Á Z E U C O T R I E O C R N E T S M IE P Â D A B R S N T Õ D E 1 K 8 , 3 A V 7 0
ALUNO: Nilton Eduardo dos Santos Curso: Engenharia Elétrica Matrícula: 00027950 Disciplina: SEP II
Belo Horizonte, novembro de 2012.
1. Ensaio de transformadores em curto circuito.
1.1 Objetivo:
Em um ensaio em curto-circuito, o transformador é submetido a curto-circuito trifásico, e aumenta-se a tensão gradativamente ate atingir a corrente nominal. Logo, este ensaio simula um transformador com carga máxima. Os objetivos do ensaio em curto-circuito do transformador trifásicos são: • Determinar as perdas no cobre (nos condutores que compõem as bobinas). • Determinar a impedância, resistência e reatância percentuais. • Determinar a queda de tensão interna.
1.2 Procedimento:
Neste ensaio, os terminais do secundário são curto-circuitados, e no primário é aplicada uma tensão alternada, de modo que a corrente não ultrapasse seu valor nominal (dado de placa). Como a impedância de magnetização possui um valor muito superior aos valores das duas impedâncias em série, a corrente de excitação é muito pequena, podendo ser desprezada. Utilizar o lado de alta tensão como primário implica em medidas mais confiáveis, pois um pequeno valor de tensão aplicado ao primário é o suficiente para que a corrente atinja valor nominal. Diagrama de montagem do ensaio de curto-circuito.
FIGURA 1: Esquema elétrico de um transformador em ensaio de curto circuito.
Medindo a tensão Vcc, a corrente Icc e a potência Pcc é possível calcular os parâmetros:
2
Ensaio de transformadores a vazio.
2.1 Objetivo:
O ensaio a vazio é realizado a fim de determinar as perdas que ocorrem no núcleo do transformador, perdas por histerese e perdas por correntes parasita,P, H F e também os termos do ramo de magnetização do circuito equivalente, Rm e XLm . Apesar de poder ser feito tanto do lado de AT quanto de BT, por medida de segurança, esse ensaio