Ensaio de permeabilidade
A aula prática teve o objetivo demonstrar os ensaios de permeabilidade de carga variável e de carga constante, determinando o coeficiente de permeabilidade.
2- Materiais
Os materiais utilizados no ensaio foram: permeâmetro, torninho de talhagem, balança, estufa, termômetro, água deairada, recipientes de evaporação, cápsulas de alumínio, paquímetro, painel de permeabilidade, parafina, cronômetro e bureta.
3- Procedimento
Deve-se retirar uma amostra indeformada de solo e colocar em um berço, alisando a base e o topo para obter superfícies planas e paralelas. Coloca-se no torninho de talhagem para obter um cilindro com superfície lateral lisa. Durante a talhagem, retiram-se amostras para determinação de pelo menos três teores de umidade. Com o paquímetro, faz-se três medições diferentes de altura e diâmetro do corpo de prova. Determina-se a massa do corpo de prova. Coloca-se parafina na superfície lateral do corpo de prova para evitar percolação de água radial. Coloca-se na base do permeâmetro uma camada de areia grossa (20mm), que servirá de apoio ao corpo de prova e camada drenante a jusante. Apoia-se o corpo de prova sobre a areia, mantendo- o na vertical. Preenche-se ¼ do volume em volta do corpo de prova com parafina e e até ¾ da altura do corpo de prova com pasta bentonita, terminando a altura com mais parafina. Sobre o corpo de prova, coloca-se mais uma camada de areia média a grossa. A saturação do corpo de prova deve ser feita por processos de circulação de água durante um tempo ou por saturação por contrapressão.
3.1- Ensaio a carga constante
Determina-se o valor da carga que deve permanecer constante, que é a altura entre os níveis de água de montante e jusante, durante o ensaio. Deve-se permitir que a água percole durante um certo tempo pelo corpo de prova. Recolhe-se a água que percola até um volume de cerca de 100 m³, determinando o tempo necessário para o preenchimento. Determina-se a massa de água percolada e a temperatura