Ensaio de Permeabilidade do solo
Ana Paula Nunes Hooper (1); Fernanda Nunes Felipe (1); Gabriella Santos Teixeira (1);Joyce Patrícia dos Santos(1); Nancy Tiemi Isewaki(2);
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. teixeirasgabriella@gmail.com
(2) Professora do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. nancyti@unipam.edu.brINTRODUÇÃO O termo coeficiente de permeabilidade – constante de proporcionalidade entre a vazão específica e o gradiente hidráulico – fora originado em 1856, pelo engenheiro francês Henry Darcy, durante a realização de ensaios de infiltração de areais finas, onde foi constatado no meio permeável um grau de facilidade ao escoamento de água através de seus vazios. (BARBASSA, 2009)
A lei de Darcy é deduzida segundo a teoria de Reynolds, e apresenta o escoamento dos fluidos basicamente em dois tipos: laminar e turbulento, sendo definidos através da velocidade. O escoamento laminar, que ocorre em velocidades mais baixas e em trajetórias retas e paralelas, é o que interessa na Mecânica dos Solos.
Influencia a permeabilidade do solo o índice de vazios do solo, pois quanto menos compactado, mais permeável; o tamanho das partículas; a estrutura e a disposição das partículas no solo; o grau de saturação; o peso específico e, principalmente, a viscosidade da água variam com a temperatura e, assim, interferem no valor de K. Quanto maior a temperatura, mais facilmente a água escoa entre os vazios do solo, devido à diminuição da viscosidade da água, de forma que ficou estabelecido que os valores de ‘k’ são sempre referidos à temperatura de 20ºC.
O conhecimento do valor da permeabilidade é muito importante em obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que percolará através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água, adensamento, etc.
MATERIAL E MÉTODOS
Realizado no laboratório de Mecânica dos