Ensaio de permeabilidade
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (CCT)
AYRTON PEREIRA/ BRENO COSTA
TURMA: ENG1407 2IJLM/5LM
PARECER TÉCNICO:
Ensaio de Permeabilidade dos solos
Recife, 3 de novembro de 2014
ENSAIO DE PERMEABILIDADE DOS SOLOS
1. Introdução teórica
A permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da água através dele (vazios), sendo seu grau de permeabilidade expresso numericamente pelo “coeficiente de permeabilidade” (k). Quanto menor o “k”, menos fluxo de água escoa pelos vazios do solo, em fins práticos da engenharia, quando o mesmo for da ordem de 10-8 cm/s considera-se o solo impermeável.
O conhecimento da permeabilidade de um solo é de importância em diversos problemas práticos de engenharia, tais como: drenagem, rebaixamento do nível de água, etc..
A determinação do coeficiente de permeabilidade é feita tendo em vista a lei experimental de Darcy, de acordo com a qual a velocidade de percolação (fluxo de água através do solo) é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico.
Assim:
|Q = k x h x A/L|
Q = descarga; k = condutividade hidráulica; h = carga que dispara na percolação;
A = área de fluxo;
L = distância ao longo da qual a carga se dissipa;
A lei de Darcy é válida para um escoamento “laminar”. Um escoamento laminar é definido como quando as trajetórias das partículas de água não se cortam, caso contrário é chamado de turbulento.
Na engenharia, os mais graves problemas de construção estão relacionados com a presença da água. Existem diversos equipamentos para investigação da condutividade hidráulica de solos em laboratório. Esses equipamentos são denominados de permeâmetros, e são classificados em permeâmetros de parede rígida e parede flexível.
2.Objetivos
Determinar o coeficiente de permeabilidade dos solos em laboratório, e pode se determinado também no campo e através de equações empíricas. Tomando-se como ênfase a determinação em