Ensaio de permeabilidade de solos
751 palavras
4 páginas
Introdução O Ensaio de Permeabilidade do Solo consiste na medida da vazão, representada pelo volume d'água absorvido ou retirado, durante um intervalo de tempo, em função da aplicação de diferenciais de pressão induzida por colunas d'água, resultante da injeção ou da retirada de água do furo. Seu valor depende da viscosidade do fluído, do índice de vazios, do grau de saturação, do tamanho e da forma das partículas. Sua determinação baseia-se na lei de Darcy para escoamento laminar, segundo a qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico, e pode ser feita em laboratório por permeâmetros. (carga constante ou carga variável). Todos os solos são mais ou menos permeáveis, os problemas mais graves de construção estão relacionados coma presença da água no solo. Principalmente na estimativa da vazão que percolará do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água e adensamento. 1. Objetivo Realizar o ensaio de permeabilidade através dos permeâmetros de carga constante e carga variável em corpos de prova deformados de solos para obter o coeficiente de permeabilidade.
2. Normas
NBR 6502/95 – “Rochas e Solos”;
NBR 14545/2000 – “Solo - Determinação do Coeficiente de Permeabilidade de solos argilosos a Carga Variável”;
3. Equipamentos Peneira Nº.4, Balança, Permeâmetros, Destilador e Deaerador de água, Bureta, Termômetro, Proveta, Reservatório de água com extravasor, Argila plástica para vedação, Tela de arame com malha de 2,0mm, Anéis plásticos, etc.
5. Preparação do Corpo de Prova - Realiza-se o ensaio de compactação para a obtenção da curva de compactação do solo ensaiado
- Compacta-se o corpo de prova na umidade desejada.
6. Procedimento
Apoiar o cilindro do permeâmetro numa superfície bem plana; Colocar a malha (feltro) sobre a base do permeâmetro;
Colocar uma camada de areia;
Enrolar o corpo de prova com papel filme, para que não haja