ENSAIO DE INDICE DE SUPORTE
INTRODUÇÃO
Em Mecânica dos solos o ensaio de índice de suporte foi concebido pelo Departamento de Estradas de rodagem da California(USA) para avaliar a resistência dos solos. No ensaio de CBR, é medida a resistência à penetração de uma amostra saturada compactada segundo o método Proctor. Para essa finalidade, uma pistão com seção transversal de 3 pol2 penetra na amostra à uma velocidade de 0,05 pol/min. O valor da resistência à penetração é computado em porcentagem, sendo que 100% é o valor correspondente à penetração em uma amostra de brita graduada de elevada qualidade que foi adotada como padrão de referência. Procedimentos:
1-Expansão
* Coloca-se o disco espaçador no cilindro, cobrindo-o com papel filtro;
* Compacta-se o corpo de prova à umidade ótima (05 camadas e 55 golpes do soquete caindo de 45cm) e, invertendo-se o cilindro, substitui-se o disco espaçador pelo prato perfurado com haste de expansão e pesos. Esse peso ou sobrecarga corresponderá ao do pavimento e não deverá ser inferior a 4,5kg;
Obs: Entre o prato perfurado e o solo coloca-se outro papel-filtro.
* Imerge-se o cilindro com o corpo de prova e sobrecarga no tanque durante 96 horas, de tal forma que a água banhe o material tanto pelo topo quanto pela base;
Realiza-se leituras de deformação (expansão ou recalque) com aproximação de 0,01mm. a cada 24h; Terminada a “saturação”, deixa-se escorrer a água do corpo de prova durante 15 minutos e pesa-se o cilindro + solo úmido.
2-Penetração
* Instala-se o conjunto, molde cilíndrico com corpo de prova e sobrecarga, na prensa;
* Assenta-se o pistão da prensa na superfície do topo do corpo de prova, zerando-se em seguida os extensômetros;
* Aplica-se o carregamento com velocidade de 1,27 mm/min, anotando-se a carga e a penetração a cada 30 segundos até decorridos o tempo de 6 minutos.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tabela 1 :Leitura de ensaio de expansão
Leituras