Ensaio de granulometria
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
Trabalho de Pavimentação
Aluno (a): Lara Cristina Péres dos Santos
Matrícula: 11121ECV013
Uberlândia/2014
Solos - Conceito
Solos são materiais resultantes da decomposição das rochas pela ação de agentes de intemperismo.
Para fins de pavimentação considera-se como solo todo material inconsolidado ou parcialmente consolidado, inorgânico ou não, que possa ser escavado sem o emprego de técnicas especiais, como por exemplo, explosivos.
O objetivo do estudo dos solos para a construção de estradas é conhecer a totalidade de suas propriedades físicas e químicas, pois é com os solos e sobre os solos que são construídos os pavimentos. Como o conhecimento dessa totalidade de propriedades é caro e demorado, procuram-se inferir tais propriedades a partir de outras mais simples, mais gerais e mais facilmente determináveis, denominadas propriedades índices.
A maneira mais simples de classificar um solo, objetivando sua aplicação em trabalhos de pavimentação, é levar em conta a granulometria desse solo. Esse parâmetro, porém, não atende às finalidades decorrentes do uso do solo para pavimentação, pois não leva em conta, por exemplo, a plasticidade, fator de importância fundamental no estudo do uso dos solos, quer como material de fundação, quer como material a compor as camadas do pavimento. Mesmo a forma geral das curvas granulométricas nem sempre é levada em conta.
Dessa maneira, a classificação dos solos em pavimentação sofreu evolução com o decorrer do tempo. O Sistema de Classificação Unificada (USC) é um sistema de classificação de solos baseado na classificação de Casagrande peio U. S. Corps of Engineers, em 1952, onde os solos são classificados em três grupos principais:
• Solos de granulação grossa, que são os que apresentam 50% ou mais dos grãos retidos na peneira n - 200;
* Solos de granulação fina, que apresentam 50% ou mais dos grãos passando na