Ensaio de Flexão e Modulo de Weibull em cerâmica
FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ
Departamento de Materiais e Tecnologia
Professor: Miguel A. Ramírez Gil
Técnico: Domingos Hasmann Neto
Prática 5:
Ensaio à Flexão e módulo de Weibull em materiais frágeis (cerâmicos)
Alunos: Giovana Bette Francisco R.A.:11053-6 Maísa Milanez A. D. Maciel R.A.:11177-6 Rafael Cantelli R.A.:11182-6 Vitor Riul R.A.:12558-6 Turma 342
1. Objetivo
Realizar ensaio de flexão de três pontos em corpos de provas com dimensões apropriadas para a as argilas de Guaratinguetá e de Santa Gertrudes , com os resultados calcular o modulo de Weibull e determinar a carga e a tensão de ruptura desses corpos cerâmicos frágeis.
2. Introdução
Ensaios de flexão representam pelo menos um dos importantes caminhos para se obter informações do comportamento de materiais frágeis.Consiste na aplicação de uma carga crescente em determinados pontos de uma barra com geometria padrão .A carga aplicada parte de um valor inicial igual a zero e aumenta lentamente até a ruptura do corpo de prova.Como o ensaio fornece dados quantitativos da deformação do matéria ele é bastante utilizado tanto para matérias frágeis como a cerâmica e para matérias duro como os aços e ferros fundidos.
São realizados com equipamentos especificados em normas com dimensões e formas padronizadas. A tensão de flexão é definida como a máxima tensão na superfície do corpo de prova fraturado em flexão.
Existem basicamente dois tipos de ensaios de flexão:
Flexão em três pontos: barra bi apoiada com aplicação de carga (F) no centro da distancia entre os apoios,ou seja existem três pontos de carga;
Figura 1 flexão em três pontos
Flexão em quatro pontos : barra bi apoiada com aplicação da carga (F/2) em dois pontos equidistantes dos apoios.
Figura 2