Relatorio de ceramica - análise térmica e resistência mecânica
PROFESSORA: Gabriela Ranieri
RELATÓRIO 03: Análise Térmica e Resistência Mecânica
COMPONENTES:
Juliana Augusto -----------------------------------------------082446
Karol Berti Oushiro ------------------------------------------084836
Sofia Sanches Marchesi --------------------------------------081656
Turma: 342
Guaratinguetá, 21 de Junho de 2010
1. Objetivo
Estudar o comportamento de duas argilas diferentes (Cunha e Santa Gertrudes) em análise térmica diferencial e análise termogravimétrica e posteriormente verificar sua resistência mecânica através do ensaio de flexão em três pontos. Identificar e classificar quanto ao tipo e as reações que ocorrem durante o aquecimento das amostras.
2. Introdução
As matérias-primas empregadas na fabricação de peças cerâmicas, ou seja, as argilas são compostas normalmente por diferentes espécies mineralógicas que se misturaram durante o processo de formação. Devido a este fator, suas propriedades dependem da natureza dos minerais presentes, do seu estado de degradação e de suas proporções [1].
Assim, caracterizar uma argila é conhecer a variabilidade de suas propriedades, utilizando-se de técnicas comuns (como as usadas para medir propriedades físicas e mecânicas) ou mais sofisticadas (como é o caso da difração de raios-X) [1].
Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para caracterização de argilas, as mais usuais são: análise química, análise térmica, análise mineralógica através de difração de raios-X, além de propriedades tecnológicas que refletem os resultados do tratamento térmico como a retração linear, porosidade aparente, densidade aparente, absorção de água e resistência mecânica [1].
Para o presente trabalho foram utilizadas as técnicas de análise térmica e de resistência mecânica para a caracterização das argilas de Cunha e Sta.