Ensaio de Filosofia sobre SERÁ QUE OS ANIMAIS NÃO HUMANOS SÃO DIGNOS DE CONSIDERAÇÃO MORAL?
Escola Secundaria Poeta António Aleixo
10º Ano De Filosofia
Este trabalho discute o problema de saber se os animais não humanos são dignos de consideração moral. A posição defendida é que os animais não humanos são dignos de consideração moral.
“Todos os anos usamos milhões de animais não humanos na nossa alimentação e vestuário, na realização de experiências científicas e para muitos outros fins, como o simples entretenimento.” (Almeida et al).
Isto não pode ser motivo de orgulho, pois submetemos os animais aos nossos interesses e supostas necessidades, damos-lhes muito sofrimento e tratamo-los muito mal. Devido ao facto do ser humano ter capacidade especificas, estabelece-se na humanidade uma ideia de espécie superior- o especismo, isto é, discriminação baseada na espécie. Tendo como ponto de partida que somos animais superiores, achamos que os outros animais são objetos e que estão na Terra para nos servir, por esta razão muitos são mal tratados. Na perspetiva tradicional segundo Aristóteles, S. Tomás de Aquino e Immanuel Kant, os animais não humanos não têm estatuto moral. Segundo este perspetiva os animais existem ou foram criados para o nosso bem-estar. Assim o homem não tem obrigações diretas para com os animais, só os humanos têm direitos morais. A teoria de Charles Darwin veio contestar a perspetiva tradicional, na sua opinião os animais não foram criados para benefício do homem, uma vez que este tem origem dos primatas. Na posição contrária está a perspetiva utilitarista, defendida por Jeremy Bentham e Peter Singer, e a perspetiva dos direitos, defendida por Tom Regan. Na opinião de Benthem, se considerarmos que os animais não têm estatuto moral, por não usufruírem da linguagem e da capacidade de pensar, então podemos também considerar que os bebés e os deficientes mentais também não têm esses direitos. Contudo, Singer pensa que matar um animal por mais pequeno que