Relatório Experimental
Instituto de Física
Laboratório de Física XX
Laboratório 11 – Circuito RLC: Frequência de Ressonância
Data: Turma: Professor:
Alunos:
O experimento teve como objetivo obter a frequência de ressonância do circuito e mostrar a diferença de fase, na tela do osciloscópio, das tensões nos terminais do resistor, capacitor e indutor colocados em série num circuito de corrente alternada.
Introdução Teórica
Para entender o que é um circuito RLC e também o que é freqüência de ressonância em um circuito deste tipo vamos explicar separadamente os dois conceitos:
Circuito RLC
Um circuito RLC (também conhecido como circuito ressonante ou circuito aceitador) é um circuito elétrico consistindo de um resistor (R), um indutor (L), e um capacitor (C), conectados em série ou em paralelo.
O circuito RLC é chamado de circuito de segunda ordem visto que qualquer tensão ou corrente nele pode ser descrita por uma equação diferencial de segunda ordem.
Freqüência Natural ou de Ressonância
Em Física, Ressonância é a tendência de um sistema a oscilar em máxima amplitude em certas frequências, conhecido como 'frequências ressonantes'. Nessas frequências, até mesmo forças periódicas pequenas podem produzir vibrações de grande amplitude, pois o sistema armazena energia vibracional.
O fenômeno da ressonância ocorre com todos os tipos de vibrações ou ondas; mecânicas (acústicas), eletromagnéticas, e funções de onda quântica. Sistemas ressonantes podem ser usados para gerar vibrações de uma frequência específica, ou para obter frequências específicas de uma vibração complexa contendo muitas frequências.
Este fenômeno tem aplicações importantes em todas as áreas da ciência, sempre que há a possibilidade de troca de energia entre sistemas oscilantes.
A aplicação mais interessante é na área das telecomunicações, em que as ondas eletromagnéticas atuam como intermediárias