Ensaio de dureza
Laboratório de Materiais de construção civil
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO
1.1 DUREZA
1.2 DUREZA ROCKWELL
2. OBETIVO
3. EQUIPAMENTO UTILIZADO
4. CORPOS DE PROVA UTILIZADOS
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
6. TESTES E RESULTADOS
7. CONCLUSÃO
8. TABELAS
9. ANEXO COM OS EXERCÍCIOS
10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. INTRODUÇÃO:
Dureza:
Na ciência dos materiais, dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais,que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante.
Outra maneira de avaliar a dureza é a capacidade de um material penetrar o outro. Na engenharia e na metalurgia,o chamado ensaio de penetração para a medição da dureza. A partir de um referencial intermediário, a dureza pode ser expressa em diversas unidades. São comuns usar os seguintes processos para verificar a dureza dos materiais:
Dureza
Materiais
Brinell
Metais
Rockwell
Metais
Meyer
Metais
Vickers
Metais, Cerâmicas
Knoop
Metais, Cerâmicas
Shore
Polímeros, Elastômeros, Borrachas
Barcol
Alumínio, Borrachas, Couro, Resinas
IRHD
Borrachas
Dureza Rockwell:
O método Rockwell é um método de medição direta da dureza, sendo um dos mais utilizados em indústrias. Este é um dos métodos mais simples e que não requer habilidades especiais do operador. Além disso, várias escalas diferentes podem ser utilizadas através de possíveis combinações de diferentes penetradores e cargas, o que permite o uso deste ensaio em praticamente todas as ligas metálicas, assim como em muitos polímeros.
Os