Ensaio de dureza
Temperabilidade: capacidade do aço de endurecer a uma determinada profundidade pela formação da martensita, quando submetido a um resfriamento brusco a partir do campo austenitico.
Aços baixa-liga: ligas do sistema Fe-C contendo elementos de liga em uma soma inferior a 5%.
Descarbonetação: O processo de descarbonetação é uma mudança na estrutura e no conteúdo do aço, no qual alguns dos átomos de carbono contidos na camada superficial do aço serão perdidos. Ocorre quando o carbono no metal reage com os gases presentes na atmosfera.
Materiais e métodos:
Com o problema em mãos, discutimos no grupo para levantas as hipoteses que explicariam o desgaste excessivo dos pinos. Para uma melhor fundamentação das idéias, decidimos observar a composição e realizar o teste de dureza. O aço SAE 4340 baixa-liga possui em sua composição: C (0,38-0,43%), Cr (0,70-0,90%), Ni (1,65-2,00%), Mo (0,20-0,30%). Para um resultado adequado as amostras fornecidas, decidimos dividi-las em dois grupos. A primeira amostra, foi cortada, lixada para deixar a superfície uniforme, tirando qualquer imperfeição ou rebarba (Figuras 1 e 2) (deixar umas 7 linhas, uma foto do lado da outra). Em seguida, realizamos o ensaio de dureza. Na segunda amostra, decidimos retirar a carepa grosseira, para medirmos a dureza superficial.
O primeiro lote de amostras, optamos por fazer uma micrografia, para revelarmos mais características da peça. Assim, logo após ser lixada e o ensaio de dureza ter sido