Ensaio de Consistência
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS
Prof. MARCELO ARAUJO MACHADO
RELATÓRIO DE ENSAIO DE ARGAMASSA
Alexandre
Maicon Arnecke
Rodrigo Kuhn
Rudieri
Novo Hamburgo, 21 outubro de 2014.
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
Primeiramente, o objetivo deste trabalho é realizar um ensaio granulométrico sendo utilizado 3297,0 g de solo. Após secagem em estufa à 105OC por 24h, obteve-se uma massa de 2367,7g. Esta amostra de solo foi colhida de um local qualquer, escolhido pelo grupo e levada para o laboratório de Materiais de Construção da Universidade Feevale, para verificar a sua granulometria por ensaio de peneiramento, para que em seguida possamos efetuar a construção da curva granulométrica através dos resultados da massa retida e passante após o peneiramento e a massa total do solo.
MATERIAIS E INSTRUMENTOS
Para a realização do ensaio foram utilizados os seguintes materiais e instrumentos.
- Solo de 3297 g
- Estufa a 105°
- Bacia para armazenamento do solo
- Pincel
- Soquete para o destorroamento do solo
- Balança de precisão (Figura 2.1) utilizada para pesagem mais precisa.
- Peneiras de diferentes bitolas para efetuação da granulometria do solo dados de percentual de grãos passantes em função do diâmetro dos grãos, determinados pelo diâmetro das peneiras conforme a (Figura 2.2.)
- Agitador de peneiras é utilizados para analisar a granulometria do solo, através de agitação arbital e batidas intermitentes reguláveis. As peneiras são empilhadas uma sobre a outra e presas a base do agitador de peneiras.
PROCEDIMENTOS
O ensaio de peneiramento faz parte da análise granulométrica e é considerado um ensaio de caracterização. O peneiramento é utilizado, principalmente para a determinação das frações mais grossas da amostra de solo.
Para o ensaio de granulometria foi utilizado 3297,0 g de solo úmido, retido em um local qualquer