horminos para rufioes

735 palavras 3 páginas
56

ISSN 0100-8919
Outubro, 2005
Bagé, RS

Alternativa hormonal para o preparo de rufiões ovinos
Carlos José Hoff de Souza, Carlos Miguel Jaume, José Carlos Ferrugem Moraes
Rufiões são utilizados na implementação de várias biotécnicas reprodutivas em ovinos, como por exemplo, para detecção de cios na inseminação artificial, indução de ovulação fora da estação reprodutiva (efeito macho) e determinação da eficácia do acasalamento, pela taxa de não retorno ao cio, ao final da temporada. O método tradicional para preparação de rufiões é o uso de carneiros vasectomizados.
Embora este método seja bastante eficiente depende de procedimentos cirúrgicos. Ele vem sendo preterido por causas sanitárias, uma vez que os carneiros vasectomizados podem servir de reservatório da Brucelose ovina e por questões de manejo. Atualmente existe demanda por métodos reversíveis baseados em terapia hormonal para produzir rufiões a partir de fêmeas e de machos castrados.
A terapia hormonal mais usada para produção de rufiões ovinos é a aplicação de preparados de testosterona com longa ação, em intervalos semanais. Entretanto, não existe no mercado nacional nenhum produto de uso veterinário que seja indicado para este fim.
A Embrapa Pecuária Sul está indicando o seguinte método de produção de rufiões a partir de machos castrados mediante a aplicação de estradiol de longa ação.
Animais
Utilizar preferencialmente capões de dois dentes, animais mais jovens podem ser usados desde que tenham pelo menos 70% do peso corporal dos carneiros adultos da raça criada.
Por exemplo, raças cujo peso dos carneiros em condições de monta seja de 60 quilos deve-se usar capões com pelo menos 42 quilos de peso vivo. Tratamento
Iniciar o tratamento hormonal duas semanas antes da data prevista para utilização do rufião.

Neste dia, aplicar via intramuscular 2 mg de
Cipionato de estradiol em veículo oleoso
(E.C.P., Pharmacia, Brasil), repetindo a dose uma semana

Relacionados