Ensaio de aço nbr 7480
Relatório de Materiais de Construção Civil Experimental
Professora Eugênia Fonseca da Silva
Aço para armadura de concreto
Nome: Luiz Carlos Vagostelo Velloso de Araujo
Mat: 09/0018605
Data: 29/04/2013
Introdução
Na construção civil são utilizados 2 tipos de aço em armaduras metálicas: Barras e Fios. As barras são obtidas por laminação a quente e os fios por trefilação ou laminação a frio. As barras são usadas longitudinalmente e os fios transversalmente, com resistência nominal ao Escoamento de 250 a 500MPa para as Barras e 600 MPa para os fios.
As barras são obrigatoriamente envolvidas por nervuras transversais obliquas, somente as barras CA 25 são lisas.
Já os fios podem ser lisos, entalhados ou nervurados. A partir de 10mm o fio deve conter entalhes ou nervuras.
Quando o lote não é identificado, utiliza-se a seguinte tabela para o tamanho máximo de cada lote:
Para ter-se um lote, é necessário que o aço seja da mesma Corrida (que é identificado na barra), com o mesmo diâmetro nominal, mesmo revestimento e configuração geométrica, apresentado para inspeção como conjunto unitário, limitado em 30 t. Para uma barra de diâmetro 10mm o tamanho máximo do lote é 8t.
Cabe ao comprador extrair aleatoriamente aços de no mínimo 1,5m para os ensaios (a professora sugere 2,0m), identifica-las e enviá-las ao laboratório.
Segundo a norma, as barras e fios não podem ter defeitos como: esfoliação, corrosão, manchas de óleo, e redução das seções e fissuras transversais. A corrosão aceitável é aquela que sai quando é removível com tecido ou escovado.
Outro requisito é o comprimento da barra que deve ser de 12m, com tolerância de ±1mm.
Logo após a inspeção e aprovação, realiza-se o ensaio de resistência à tração.
Observaremos a tensão de escoamento e ruptura de apenas 1 corpo de prova de barra de aço CA 50 laminado a quente e empregado na armadura de vigas e