Física
1.1
ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO
INTRODUÇÃO
Estrutura de concreto armado é a denominação de estruturas compostas de concreto, cimento + água + agregados
(e às vezes + aditivos) com barras de aço no interior. Essas barras de aço são posicionadas em locais específicos da peça de concreto com o objetivo de reforça-la.
As estruturas de concreto armado apresentam bom desempenho porque, sendo o concreto de ótima resistência à compressão, esse ocupa as partes comprimidas ao passo que o aço, de ótima resistência à tração, ocupa as partes tracionadas, basicamente. É o caso das vigas de concreto armado (Figura 1.1).
Figura 1.1: Viga de concreto armado.
No entanto, o aço também possui boa resistência a compressão. Assim o mesmo pode colaborar com o concreto em regiões comprimidas. É o caso dos pilares de concreto armado (Figura 1.2).
Figura 1.2: Pilar de concreto armado.
As obras de concreto estrutural, no Brasil, são regidas, basicamente, pela ABNT NBR 6118 Projeto de
Estruturas de Concreto – Procedimento – mar/2004. Segundo o item 1.2, esta Norma aplica se às estruturas de concreto normais identificados por massa específica seca maior do que 2 000º kg/m3, não excedendo
2 800 kg/m3, do grupo I de resistência (C10 a C50), conforme classificação da ABNT NBR 8953. Entre os concretos especiais excluídos desta Norma estão o concreto massa 1 e o concreto sem finos2.
Concreto massa é o concreto que exige controle de calor de hidratação do cimento para evitar o surgimento de fissuras que danifiquem a estrutura. Muito usado na construção de barragens.
2 A característica principal desse tipo de concreto é a sua elevada porosidade.
1-1
1
1.2
HISTÓRICO
No ano de 1770, em Paris, associou-se ferro com pedra para formar vigas como as modernas, com barras longitudinais na tração e barras transversais ao cortante. Considera-se que o cimento armado surgiu na França, no ano de 1849, com o primeiro objeto do material registrado pela História