ensaio crítico sobre o filme "A Onda"
INTRODUÇÃO
RESENHA SOBRE O FILME “A ONDA”
O trabalho em questão refere-se ao filme “A Onda”, trata-se de um filme alemão produzido no ano de 2008, o filme é baseado em fatos reais ocorridos na Califórnia no ano de 1967, este conta a história de um professor do ensino médio que ao ministrar a disciplina de autocracia depara-se com uma turma de alunos que se mostram um tanto desinteressados. Ao expor os pontos fortes e negativos da autocracia instiga os alunos a um raciocínio relacionado ao que eles acreditavam ser possível na Alemanha moderna. É então que o professor usa de uma dinâmica em que a turma fará um experimento de reprodução da liderança totalitária.
REGIME TOTALITÁRIO
O totalitarismo esteve em vigor nos regimes fascistas durante as décadas de 1930 e 1940 em alguns países da Europa, sendo eles, Itália, Espanha, Portugal e principalmente na Alemanha e na URSS.Tem como marco na história os regimes totalitários de Adolf Hitler e Josef Stalin.
O tal pode ser resultado da incorporação de no Estado de um partido, sendo este o único e centralizador de ideias. Tem duas distinções, sendo o totalitarismo de direita o Nazismo, Supremacista, Neoliberalismo, e também os de esquerda, Catrismo, Chavismos, Estalinismo.
ELEMENTOS IMPORTANTES
O que é a filosofia?
Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e estuda os problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, ao pensamento e a linguagem.
No que se baseia um filósofo?
Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
Qual a importância da filosofia para a sociedade?
Por meio dela se