Ensaio analitico
Faculdade
Ensaio Analítico
Ideologia
A música Eduardo e Monica, do Grupo Legião Urbana, evidencia uma verdade apregoada, especialmente pela igreja, sobre o casamento, isto é, que duas pessoas, mesmo com ideais completamente distintas possam envolver-se e chegar ao matrimônio. Pois a sociedade convencionou dentro dos seus ditames que as pessoas necessariamente precisam casar para serem felizes, podendo superar divergências sejam elas, nos seus mais variados graus.
“Quem um dia irá dizer que não existe razão para as coisas do coração ”(Legião Urbana), Partindo da ideologia criada pela letra da música, “Eduardo e Monica” realmente não existe lógica para aquilo que acontece no ser humano, na narrativa da musica relata um casal, completamente antagônicos de suas ideologias, pensamentos e razão, distintos cada um vivendo em seu mundo de maneira completamente diferente.
Outrora, um amigo de Eduardo do cursinho, que ele cursava, convidou-o para uma festa, estranha com gente esquisita, pessoa com a quais ele nunca tivera contato, mesmo neste contexto tão diferente, olhares se cruzam e ele se depara com Monica. Aquela que viria ser a protagonista de fortes emoções.
Mesmo com tantas divergências trocaram telefones e decidiram se encontrar, Monica sugeriu ver um filme, e Eduardo uma lanchonete, e as diferenças não param por ai; Ela fazia medicina e falava alemão, e ele ainda no esquema escola, cinema e televisão.
Em suma, nossos corações pregam peças, a vontade de se reencontrarem permaneceu e fez brotar em seus corações a ideologia posta pela igreja, o casamento feliz. Os dois comemoraram juntos, e superaram muitas dificuldades, moldando o real matrimônio pregado pela ideologia da igreja, esta prega que devemos estar lado a lado, na alegria e na tristeza, na saúde a na doença, todos os dias de vossas