Ensaio analítico as 3 partes da alma.(a republica)
RESUMO ANALITICO SOBRE
AS TRÊS PARTES DA ALMA.
Introdução
No âmbito da unidade curricular das Historias das ideias politicas 1. Foi nos pedidos pela professora Regina Queiroz, que analisássemos e fizéssemos o resumo de um tema a nossa escolha na grande obra clássica de Platão: a República.
Sendo assim, decidi-me, pela análise as 3 partes da alma.
Para Platão a alma divide-se em três partes: O ouro nos chefes/governantes (razão), o bronze nos guardiões/vigilantes (irascível, e a prata nos auxiliares/povo (concupiscível). tema encontrado no livro IV. Essa separação não permite que haja uma mistura na natureza do individuo. Se quisermos podemos considerar que evita as injustiças na cidade tornando-se assim numa cidade/individuo justa/o para plantão.
428b á 444A
Falemos então da primeira evidência, que é a sabedoria que podemos encontrar, nos fundadores da cidade ou seja nos filósofos, Cidadãos de ouro.
Que cuja função é organizar e manter harmoniosamente as funções de cada um.
Sendo assim poderemos afirmar que os cidadãos de ouro têm como virtude a sabedoria.
Guiados pela razão determina a melhor forma de comportamento. E faz com que a temperança se torne numa virtude das 3 partes.
Neste contexto determino a razão como: ``o elemento racional da alma´´ 439d. Visa fortalecer e alimentar com belo discursos e ciência a parte irrascível, abrandando-a com boas palavras domesticando-a pela harmonia e ritmo. 442 A
Portanto denominaremos a razão como sábio, em atenção àquela pequena parte pela qual governa o seu interior e fornece essas instruções, parte essa que possui, por sua vez, a ciência do que convém a cada um e a todos em conjunto, dos três elementos da alma. 442c
De salientar que até nas crianças qualquer pessoa pode ver que, mal nascem, são logo cheias de irascibilidade, ao passo que a razão, alguns nunca a alcançam segundo me parece a maioria só tarde. 441b.
Mais que ainda assim é necessário uma formação de educação