Estratégias e cooperativas agropecuárias: um ensaio analítico
Brasília 2013
BIALOSKORSKI NETO, S. Estratégias e cooperativas agropecuárias: Um ensaio analítico. In: Marcelo José Braga; Brício dos Santos Reis. (Org.). Agronegócio Cooperativo- Reestruturação e Estratégias. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2002.p. 77-97.
“Quando se faz referência ao cooperativismo e ás estratégias empresariais , têm-se que analisar as diferentes dimensões econômicas envolvidas nessa discussão” (pag.01) .
“O empreendimento cooperativo apresenta então aspectos específicos com dimensões distintas [...] que são , respectivamente , o foco de mercado , da lógica econômica de maximização de resultados , da concorrência e dos preços , como sinalizadores da alocação de fatores de produção , [...] de forma a elevar a riqueza e o bem-estar de associado “ (pag.01) .
“Assim , podem-se classificar , inicialmente , as estratégias estabelecidas pelas sociedades cooperativas quanto a sua dimensão social , preocupada com o bem-estar e coma rentabilidade do produtor rural associado ; a governança corporativa , dimensão estratégica da sociedade quanto as suas formas de capitalização[...] por último , a estratégia econômica e de mercado “ (pag.02) .
“[...] As cooperativas estão inseridas em um ambiente institucional diferente das sociedades mercantis e apresentam duas lógicas motoras – a social e a lógica de mercado , enquanto as sociedades não cooperativas apresentam apenas uma lógica de maximização em outro ambiente institucional “ (pag.02) .
“[...] nas cooperativas há fatores que dependem das decisões da cooperativa , como estrutura de governança , estrutura financeira e estrutura de comercialização , e outros que independe da cooperativa , como as características do ambiente competitivo e