enredo
O filme se passa no ano 2805 d.C , com a Terra sendo um planeta abandonado e coberto por lixo, como o resultado de décadas de consumismo em massa, facilitados pela megacorporação Buy-n-Large (BnL). Desistindo de restaurar o ecossistema, A BNL evacuou a população da Terra em naves estelares totalmente automatizadas, deixando no planeta um exército de robôs compactadores de lixo chamados "WALL·E" para limpeza durante um período de cinco anos. No ano 2110, entretanto, o ar da Terra se tornou muito tóxico para suportar a vida, forçando a humanidade a permanecer no espaço. No começo do filme, apenas uma unidade WALL·E permanece ativa, tendo desenvolvido uma personalidade e coletado vários artefatos do lixo enquanto realiza seu dever, também se tornando amigo de uma barata.
Um dia, WALL·E descobre uma pequena planta crescendo entre o lixo e a leva para casa, um depósito. Mais tarde, uma espaçonave aterrissa e implanta EVA, uma robô avançada enviada pela nave estelar da BnL, conhecido como Axiom, com a diretriz para procurar sinais de vegetação na Terra. WALL·E se apaixona pela inicialmente fria e hostil EVA, que gradualmente se abranda e se torna amiga dele. Quando WALL·E a leva o depósito para mostrar a planta, ela automaticamente a guarda, indo para o modo de espera enviando um sinal de recolhimento para a nave, que retorna para coletá-la enquanto WALL·E se segura no casco na viagem de volta a Axiom.
Na Axiom, os passageiros humanos sofreram severas perdas de massa óssea e se tornaram obesos mórbidos com o passar dos séculos vivendo em microgravidade e dependendo dos sistemas automáticos da nave. O capitão da nave faz pouca coisa, deixando o controle da Axiom para o piloto automático robótico, Auto. WALL·E segue EVA até a ponte de comando da Axiom onde o capitão descobre que ao escanear a amostra de planta de EVA no holo-detector da nave como um sinal de que a Terra é habitável novamente, a Axiom irá fazer um hipersalto até a Terra para que seus passageiros