Enredo
O Vale do Korengal, também conhecido como “Vale da morte”, situa-se no sul Vale do Rio Pech, Distrito de Pech, Província de Kunar, na parte nordeste do Afeganistão.
A apenas 20 km da fronteira com o Paquistão, o Vale do Korengal tem servido de rota de entrada de armamentos, equipamentos e combatentes provenientes de outros países para a Milícia Taliban.
Visando diminuir a entrada desse material militar a estratégia da Aliança da
OTAN
(ISAF), sob responsabilidade americana, foi colocar a presença de seus soldados dentro do coração do domínio taliban, sendo assim criado o posto avançado Korengal em 2007.
Incomodados
com a presença americana e pela importância em manter o
Vale sob seu domínio, os Mujahideens
(Guerreiros Santos do Islã) iniciaram uma das mais sangrentas campanhas contra as tropas americanas, atacando diariamente o posto avançado do Korengal, tornando o local em um dos mais mortais no mundo e ganhando o apelido de Vale da Morte.
Apesar de toda a tecnologia militar americana, a geografia do local se revelou favorável aos guerrilheiros, sendo uma região montanhosa com suas numerosas encostas, cavernas, rochas e vegetação a quantidade de abrigos possíveis tornam praticamente impossível visualizar os inimigos até que os mesmos comecem a efetuar os disparos. Um fator complicador para os americanos foi a ineficiência dos sistemas de visão noturna, pois as rochas acumulavam o calor durante o dia e irradiavam o mesmo durante a noite tornando os óculos praticamente inúteis.
Em maio de 2008, o Segundo Pelotão dos Fuzileiros navais
Americanos iniciou uma série de surtidas e patrulhas noturnas para capturar armas e soldados mujahideens, cujo objetivo era causar a maior quantidade de perdas e baixas aos Talibans. Foi dado inicío à
Operação Vale da Morte.