Engrenagens
Professor: VENANCIO
Érika Pedroso Vinhas – RA: 0901347089;
Engenharia de Controle e Automação – 6ª Série Noturno
Faculdade Anhanguera – São José dos Campos
Engrenagens
Introdução
Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Consistem basicamente de dois cilindros nos quais são fabricados dentes. A transmissão se dá através do contato entre os dentes. Como são elementos rígidos, a transmissão deve atender a algumas características especiais, sendo que a principal é que não haja qualquer diferença de velocidades entre pontos em contato quando da transmissão do movimento. Eventuais diferenças fariam com que houvesse perda do contato ou o travamento, quando um dente da engrenagem motora tenta transmitir velocidade além da que outro dente da mesma engrenagem em contato transmite.
Engrenagens cilíndricas de dentes retos
Tipo mais comum de engrenagem, chamada de engrenagem cilíndrica de dentes retos, figura1 , em inglês “spur gear”. O termo engrenagem, embora possa ser empregado para designar apenas um dos elementos, normalmente é empregado para designar. a transmissão. Uma transmissão por engrenagens é composta de dois elementos ou mais. Quando duas engrenagens estão em contato, chamamos de pinhão a menor delas e de coroa a maior. A denominação não tem relação com o fato de que um elemento é o motor e outro é o movido, mas somente com as dimensões.
[pic]
Figura 1 Engrenagem Cilíndrica de Dentes Retos
Engrenagem de dentes retos é usada para transmitir um movimento circular contínuo, entre eixos paralelos. São muito utilizadas em equipamentos como máquina de lavar roupa e relógio de corda, porém este tipo de engrenagem não é utilizada em carros tendo em vista que a cada vez que os dentes se encaixam há uma colisão entre eles. Isto faz com que elas sejam