Engrenagens em sistemas
ENGRENAGENS PLANETÁRIAS
CURITIBA
2011
LUCAS Marcius Boschilia e Santos
PATRÍCIA CARANDRELI
ENGRENAGENS PLANETÁRIAS
Trabalho Acadêmico apresentado como requisito parcial de APS na disciplina de Instrumentação e Controle do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Positivo.
Orientador: Prof. Eduardo Torres da Rocha.
CURITIBA
2011
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS iii
1 INTRODUÇÃO 1
2 ENGRENAGENS PLANETÁRIAS 2
2.1 ENGRENAGENS PLANETÁRIAS PARA MOTORES ELÉTRICOS 5
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
LISTA DE FIGURAS
Figura 21 - Sentido de rotação das engrenagens 2 Figura 22Montagem com engrenagem externa 3 Figura 23 - Sentido de giro dos pinhões e engrenagem anelar com solar fixa 4 Figura 24 - sentido de giro inverso 5 Figura 25 - Engrenagens planetárias para servo motores com flange 6 Figura 26 - redutor combinado com engrenagens planetárias e um eixo flangeado 7
INTRODUÇÃO
Dos muitos desafios da Engenharia atual têm sido desenvolver sistemas de transmissão de potência que tenham melhor rendimento e consequentemente menos perdas, sejam elas por atrito, deformação, calor, ajustes ou desgaste. Para tal, análises de sistemas já existentes se fazem necessários, visto que já foram concebidos dezenas de modelos de sistemas para transmissão com inúmeras vantagens, porém com algumas deficiências no critério eficiência.
Neste trabalho, será feita uma breve abordagem sobre o modelo de transmissão por engrenagens planetárias, exemplificando seu funcionamento, aplicações e melhorias utilizando.
ENGRENAGENS PLANETÁRIAS
As engrenagens planetárias são utilizadas para aumentar ou diminuir o torque dos motores ou atuadores, aumentar a velocidade, transmitir o movimento, inverter o sentido da rotação. É basicamente a “alavanca” que permite o motor movimentar grandes cargas sem ter que gastar muita potência ou esforço.
Existe uma relação inversa entre velocidade e torque, ou força, por