Alinhamento estratégico
Alinhamento Estratégico dentro da Cadeia de Suprimentos
Segundo os autores (Henderson e Venkatraman, 1993) alinhamento estratégico ou integração (Zivran, 1990) ou link(Reich e Benbasat, 1996) ou coordenação (Lederer e Mendelow, 1989) entre PEN-PETI pode ser definido como a adequação estratégica entre as estratégias e objetivos do negócio com as estratégias, objetivos e funções de TI. Se isto não ocorrer, será muito difícil para a TI suportar as estratégias do negócio, contribuindo para trazer maiores vantagens competitivas e maior performance organizacional segundo os autores (Lederer e Mendelow, 1989;Luftmann et al., 1993), agregando maior valor ao negócio. Embora, a maioria das pesquisas têm mostrado variáveis de alinhamento durante o processo de planejamento estratégico de formulação dos planos, onde a promoção do alinhamento é vista como estático. O alinhamento é identificado como uma parte explicita do processo de gestão. A execução da estratégia exige o mais alto nível de integração de trabalho em equipe e entre unidades organizacionais e seus processos.
Os programas de alinhamento não produzirão resultados se todos os funcionários não estiverem pessoalmente comprometidos com a empresa e usa unidade no sentido de alcançar seus objetivos. O alinhamento não é um evento que ocorre e se consuma em uma só vez, é um processo a ser trabalhado com calma e dedicação.
Para que tenha um alinhamento dentro da cadeia de suprimentos é preciso que se crie metodologias de medições e gestões de desempenho o chamado Balanced Scored, crie laços com fornecedores chaves e clientes que participem de alianças, é o que vai ajudar toda a cadeia de suprimentos na organização ou seja, vai aumentar a confiança de ambas as partes, e diminuir possíveis custos, e um possível aumento na confiabilidade nas entregas, nos prazos de pagamentos, qualidade dos produtos, inovação e flexibilidade.
A gestão da cadeia de suprimentos é ao mesmo tempo interfuncional e interorganizacional. É