ENGPRODUÇÃO
ORIGENS DO MAGNETISMO TERRESTRE
INTRODUÇÃO
O nosso planeta é considerado um grande imã que produz um campo magnético, nosso escudo protetor, que nos protege da radiação nociva a vida, provinda do espaço. Mas como funciona e qual a origem deste campo? São perguntas que até o presente momento a comunidade científica não tem uma resposta final. Têm-se muitas hipóteses e algumas serão apresentadas nesta breve pesquisa.
Um problema que tem incomodado os cientistas é o constante decaimento do momento magnético da Terra, quem pode ser percebido a partir de 1870. Desde então foi confirmado esse “enfraquecimento” e dando origens a teorias de reversão do campo, ou do fim do mesmo.
Muito intrigante é o fato de o campo magnético estar enfraquecendo e com isso aparece a possibilidade de inversão dos polos magnéticos, que vem sendo amplamente estudados e essa tese cada vez mais aceita.
ORIGEM DO CAMPO MAGNÉTICO TERRESTRE
A descoberta de que a Terra possui um campo magnético próprio ocorreu em 1600 por um cientista chamado William Gilbert. Ele chegou a conclusão de que a Terra se comportava como um grande ima. O estudo do campo magnético da Terra (ou geomagnético) sempre foi de grande importância histórica, tanto para a orientação nas navegações quanto para um melhor conhecimento sobre o planeta Terra. Nos dias atuais ha muita pesquisa sendo desenvolvida sobre geomagnetismo.
O fato de um ímã orientar-se, quando suspenso pelo seu centro de gravidade, na direção do vetor indução magnética, revela que existe um campo magnético produzido pela Terra: é o campo magnético terrestre. A cada ponto do campo magnético terrestre associa-se um vetor indução magnética B.
O ímã suspenso orienta-se na direção do vetor indução magnética B do lugar. Como o polo norte do ímã volta-se, aproximadamente, para o norte geográfico; e o polo sul, para o sul geográfico; podemos considerar a Terra um