Engenharia econômica
Neste trabalho, temos por objetivo explicar o que é a Engenharia Econômica, suas áreas de atuação e o que esta disciplina acrescenta na profissão do engenheiro de produção.
2) Definição
A Engenharia Econômica formula, estima e avalia resultados econômicos para verificar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica. Ou seja, é o conjunto de conhecimentos necessários à tomada de decisão sobre investimentos, analisando qual a melhor alternativa que vai ser definida pela comparação dos resultados das avaliações. O investimento escolhido deve ser o de menor custo ou o de maior rentabilidade.
Todo o fundamento da engenharia econômica se baseia na matemática financeira, que se preocupa com o valor do dinheiro no tempo.
Para Hess (1977, p.1): “Justifica-se o nome, porque grande parte dos problemas de investimento dependem de informações e justificativas técnicas e porque na maioria das organizações tais decisões são tomadas ou por engenheiros, ou por administradores agindo com base nas recomendações dos engenheiros”.
Um estudo da engenharia econômica envolve: um problema a ser resolvido; diversas soluções; avaliação de cada alternativa; comparação de resultados e a escolha da melhor alternativa.
Os princípios básicos para o estudo econômico são: ter mais de uma alternativa de investimento; as alternativas devem ser expressas em dinheiro; somente as diferenças entre as alternativas devem ser consideradas; sempre considerar os juros sobre o capital empregado e considerar somente o presente e o futuro, o passado deve ser desconsiderado.
Para um projeto ser aprovado devem ser avaliado três critérios: os critérios financeiros, disponibilidade de recursos; os critérios econômicos, rentabilidade de investimentos; e os critérios imponderáveis, fatores não convertidos em dinheiro.
3) Áreas de atuação
Gestão Econômica: Trata-se de um modelo de mensuração baseado em